26 de abril de 2013

Sustentabilidade Económica




A sustentabilidade económica, no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que obrigam à introdução de preocupações e conceitos ambientais, sociais e culturais. Aos conceitos tradicionais de mais valias económicas são adicionados como fatores a ter em conta, os parâmetros ambientais, sociais e culturais, criando assim uma interligação entre os vários setores. Assim, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas também na vertente ambiental, social e cultural o que potencia um uso mais correto quer das matérias primas, quer dos recursos humanos.





 Há ainda a introdução de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria prima como madeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível óptimo de poluição ou os fatores externos ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor económico.





Como podemos verificar, terá de haver uma transversalidade entre os quatro conceitos de desenvolvimento sustentável :






É também importante separar os conceitos de desenvolvimento sustentável e crescimento económico. São conceitos diferentes:


- o crescimento económico depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, em que as atividades económicas são levadas, em detrimento do esgotamento dos recursos naturais do planeta. É insustentável e está condenado ao insucesso.


- o desenvolvimento sustentável está relacionado com qualidade, ao contrário da quantidade, com a redução de
matéria-prima e produtos. Obriga a alterações nos padrões de consumo e no nível de consciencialização.


 

A criação de condições atractivas ao investimento actua como um incentivo para o crescimento e desenvolvimento. No mundo actual, as relações empresariais entre países parceiros assumem um papel importante e determinante na criação das condições propícias à implementação de políticas de desenvolvimento sustentáveis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário